domingo, 5 de março de 2017

Orgulho e Preconceito

SINOPSE

Jane Austen inicia Orgulho e Preconceito com uma das mais célebres frases da literatura inglesa: 'É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro e muito rico deve precisar de uma esposa'. O livro é o mais famoso da escritora — traz uma série de personagens inesquecíveis e um enredo memorável. Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroína irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. O enredo aborda múltiplos aspectos: o orgulho encontra o preconceito e a ascendência social; equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. Porém, muitos desses conflitos conduzem os personagens ao autoconhecimento e ao amor. O livro pode ser considerado a obra-prima da escritora que, com sua refinada ironia, equilibra comédia e seriedade a uma observação meticulosa das atitudes humanas.

278 páginas

***

Elizabeth Bennet mora em Longbourn com sua família, composta por seus pais e mais quatro irmãs, em uma época na qual o sobrenome e a condição financeira possuem uma grande importância social e onde a única perspectiva de futuro para as moças é o casamento com um “bom” rapaz. Acontece que a família Bennet não ocupa uma alta posição em meio a sociedade local, e a Sra. Bennet dedica todo o seu tempo frequentando os mais diversos bailes e reuniões a fim de casar as filhas mais velhas antes que seja tarde demais para elas.
Quando Mr. Bingley chega na cidade, Sra. Bennet se enche de expectativa e logo se prepara para lhe apresentar suas filhas. No próximo baile que ocorre ele se encanta por Jane, a mais velha e mais bondosa entre as cinco irmãs. O rapaz apareceu acompanhado por seu amigo Fitzwilliam Darcy. Depois que o conhece, Elizabeth passa a detestá-lo por  mostrar-se orgulhoso e indiferente para com as pessoas.
Ao mesmo tempo que Elizabeth julga Darcy por suas maneiras para com sua família e as pessoas da cidade, ela é uma grande crítica da sociedade e da maneira como as mulheres desde muito cedo criam fúteis objetivos de vida. Ela percebe a falsidade que permeia a maioria das relações, além da bajulação para com as pessoas mais ricas, e se sente muito superior por perceber tais coisas enquanto ninguém mais parece fazer isso. Até mesmo para com as pessoas de sua própria casa Lizzy possui duras opiniões, e com exceção de seu pai e Jane, considera sua mãe e suas outras irmãs fúteis, fofoqueiras e vazias de inteligência.
Apesar da aparente paixão de Bingley por Jane, impedimentos tentam separar os dois, como por exemplo o Sr. Darcy que acha que Jane só está com o Sr. Bingley pelo dinheiro.
Depois de muitos desenganos, confusões, orgulho e preconceitos  a história mostra que o amor pode superar tudo até a expectativa do leitor para com a história .
                                                                               *** 
Orgulho e Preconceito foi um livro que mais me surpreendeu, porque mostra que um romance não precisa ser só sobre amor, pode ser também sobre o caráter e os valores de cada um.




Um comentário:

  1. Jane Austen é maravilhosa! Recentemente comprei uma versão de colecionador dela que é todo cor-de-rosa, em capa dura (com detalhes em relevo dourado) e contempla 3 grandes obras da autora: Razão & Sensibilidade, Persuasão e Orgulho & Preconceito!
    Sua resenha me deixou mais curiosa ainda pra ler, adorei!
    Beijos 🍃🌸

    ResponderExcluir